quarta-feira

O CAMINHO DO MEIO

pegue a sua no TemplatesdaLua.com
flor
Uma coisa que me parece realmente muito difícil é saber quando falar e quando calar. Mais jovem eu achava que deveria me nortear pela verdade e falar sempre o que fosse honesto, de forma franca, sem rodeios. Aí, a vida foi me ensinando que minha verdade necessariamente não precisa ser a do outro e muitas vezes, não o é. Que o momento de falar a verdade pode não ser qualquer um... mas um determinado, em que as defesas do outro estejam menos fortes, em que as circunstâncias me permitam ajudar, ao invés de dar a impressão de que estou agredindo, sem qualquer proveito para mim, ou para o outro. Já ficou claro para mim que o silêncio pode ser mais construtivo, a maior parte das vezes, do que a palavra... Para uma personalidade extrovertida e comunicativa, isto pode se tornar uma espécie de castração, concordo. Mas o que dizemos pode muitas vezes, ao invés de construir, destruir e com muito prejuízo, o nosso projeto idealizado com tão boas intenções.Tem um ditado popular que diz: “Conselho só se dá a quem pede”... e esta é uma boa dica para nos determos, antes de darmos nossas opiniões indesejadas aos outros. Se não estão abertos para ouvir, de que adianta a nossa fala?Enfim, ao longo da vida, tenho percebido que as pessoas de um modo geral estão precisando mais ser acolhidas amorosamente, de forma compreensiva, escutadas... do que ensinadas e orientadas

Nenhum comentário: